top of page

PRIMEIRA ETAPA

Para cumprir a primeira etapa, é necessário saber se você preenche todos os pré-requisitos básicos para trabalhar a bordo. Todos os anos, milhares de pessoas pesquisam sobre como trabalhar em cruzeiros, porém menos de 15% de todos os candidatos preenchem todos os requisitos. Empresas em todo o mundo possuem condições e padrões diferentes, mas são os mais básicos que são realmente exigidos. Se você não bate com os requisitos, é muito provável que você não possa trabalhar a bordo, mas nada te impede de começar a se preparar para conquistar a sua carreira nesse ramo. Confira quais são os requisitos:

Água Azul
Doutor examinando paciente

Boa Saúde e Condições Físicas

Antes de embarcar o tripulante será submetido a uma bateria de exames médicos que vão verificar sua saúde e condições físicas e alguns exames incluídos são o de sangue e urina, audição, visão e raio x do tórax. Estes exames não apenas garantem a boa forma do tripulante, como também protegem o interesse e as responsabilidades das companhias de cruzeiros. 

Existem alguns quesitos que eliminam o candidato logo de cara, outros que vão ser descobertos após os exames. Alguns exemplos são:

Possuir alguns tipos de alergias graves ou dependências, como por exemplo fazer uso de drogas, remédios controlados ou mesmo possuir um simples inalador para asma também podem fazer com que o candidato seja eliminado. Histórico de depressão e ansiedade também causam a eliminação.

 

Ainda, o certificado médico não vai ser autorizado se o candidato estiver com problemas dentários. Sem contar que você deverá ter todas as vacinas em dia, como as vacinas da infância, febre amarela, tríplice viral e agora as duas doses da vacina contra o COVID.

Curso de inglês online e programas de intercâmbio. Aprenda a como trabalhar viajando. Inglês para viagem e tripulantes.

Falar Inglês

A língua oficial em navios de cruzeiros ou iates é o inglês. Isso foi decretado pela Organização Internacional Marítima (IMO) para evitar falha e divergência de comunicação e assim evitar acidentes. Por isso, mesmo que uma companhia de cruzeiro ou iate seja de nacionalidade Italiana ou Alemã, ainda é mandatório que a tripulação tenha como língua principal o inglês, para assim facilitar a comunicação entre os tripulantes de todos os países do mundo.

Algumas companhias ainda pedem para fazer o teste de proficiência em inglês da Marlins Test
no qual o candidato responderá cerca de 60 questões em inglês, com perguntas escritas e em áudio. O valor do é de $20 dólares e a nota mínima eh de 80% de acertos, o certificado é válido para qualquer companhia e não expira. Experimente a versão gratuita com 10 questões para você treinar no site da Marlins Tests.

Por isso se você não tiver uma comunicação aceitável em inglês, dificilmente passará na entrevista e no processo seletivo para trabalhar em qualquer cruzeiro, seja no Brasil ou no exterior.

Precisa aprender inglês?
Curso de Inglês Intensivo Sevenseas | Curso Inglês Para Entrevista

Água Azul
Guy na camisola na praia

Saber Lidar com a Distância

Apesar da vida a bordo trazer diversos benefícios como visitar vários lugares do mundo, conhecer pessoas de diferentes nacionalidades e ainda ganhar em dólares, existem alguns aspectos negativos que também devem ser levados em conta, como lidar com a distância. Nem sempre há internet disponível a todo tempo para os tripulantes manterem contato com a família, amigos, parceiros ou parceiras e também os filhos e os pets.

Por isso, esteja preparado para quando sentir saudades e às vezes se sentir solitário (a), mas também esteja aberto para conhecer novas pessoas e fazer novas e incríveis amizades  ao longo da jornada.

Idade Mínima e Idade Máxima

Velho e jovem

O limite mínimo de idade é a partir dos 21 anos, nesta idade o candidato pode conseguir uma vaga para trabalhar a bordo. Algumas exceções são para jovens entre 18 e 20 anos para vagas de artistas, dançarinos, cantores e acrobatas. Apesar destes últimos estarem na maior idade na maioria dos países, a legislação é diferente a bordo, os mesmos são proibidos de fazer qualquer consumo de bebida alcoólica durante o contrato, esteja dentro do navio ou fora em algum porto.

Já o limite de idade máxima é de até 65 anos para trabalhar a bordo, mas para ser contratado o limite será entre 50 e 55 anos, neste caso o candidato deverá comprovar experiência anterior em navios de cruzeiro.

Água Azul
Curso de inglês online e programas de intercâmbio. Aprenda a como trabalhar viajando. Inglês para viagem e tripulantes.

Trabalhar em navio é diferente de estar de férias

Tripulantes possuem dias de folga? Infelizmente não, mas há horários de folga,  no qual o tripulante pode comer, dormir ou às vezes dar uma volta no porto.

Durante um contrato de 6 meses, muitos tripulantes passam até 12 horas em serviço por dia dentre os 7 dias da semana com períodos mínimos de descanso de 10h por dia.

 

Haverá também situações em que você não poderá sair do navio por estar trabalhando ou por haver drill, que são simulações de emergência das quais todos devem participar, ou quando o tripulante está de Port Manning que significa que ele faz parte de uma certa quantidade de tripulantes que precisam ficar a bordo enquanto o navio estiver atracado no porto para ajudar em caso de emergência.

 

Ainda, algumas nacionalidades não podem sair do navio durante o primeiro e segundo contrato quando o mesmo atraca nos portos dos Estados Unidos, como em New York, New Jersey, Port Main e Chicago.

Curso de inglês online e programas de intercâmbio. Aprenda a como trabalhar viajando. Inglês para viagem e tripulantes.

Escolher uma profissão adequada à sua experiência 

Existem cerca de 150 posições diferentes a bordo, espalhadas por dezoito departamentos distintos que são muito diferentes uns dos outros, mas todos trabalhando para o mesmo objetivo: Preservar a segurança do navio, proporcionar o bem estar do navio, dos passageiros e da própria tripulação, como também oferecer o melhor serviço e atendimento aos passageiros.
Por isso pé muito importante você escolher  uma vaga de emprego na qual você  se sinta confortável e que tenha os requisitos necessários. Às vezes a agência pode te colocar em uma função aleatória, porém isso pode ser arriscado, pois se a bordo você não souber o que está fazendo, as chances de ser demitido, pedir para sair ou causar problemas, ou acidentes são significativamente aumentadas.

Conheça com mais detalhes
as profissões a bordo.

E aí você se encaixa em todos os pré-requisitos para trabalhar em cruzeiros?
Se você respondeu que sim, então obtenha mais informações clicando
aqui.

  • Spotify
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

©SEVENSEAS ACADEMY

Bertioga, SP/ Brasil CNPJ: 52.301.854/0001-01

bottom of page